quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como planejar o banheiro.

Bem, na nossa reforma estamos refazendo dois banheiros. Como não havia suíte acabamos com o banheiro da lavanderia, quebramos os dois banheiros e estamos construindo o banheiro da suíte e o banheiro social. Como ultimamente ando visitando muitos blogs para ter idéias encontrei dicas valiosas no site http://allanfeioarquitetura.blogspot.com/ e vou postá-las aqui. Um banheiro confortável, ergonômico e seguro é o sonho de muitos, mas nem sempre o espaço disponível é o ideal. Saiba como planejá-lo, conhecendo dicas e algumas medidas mínimas para racionalizar o uso, mesmo daqueles mais apertados. Deixe pelo menos 20 cm de largura em volta de cada lado do vaso sanitário e de 55 a 60 cm à sua frente. Louças sanitárias sem caixa acoplada ocupam menos espaço. Substitua o bidê por um chuveirinho. Ele deve ser colocado do lado esquerdo do vaso a uma altura de 60 cm do chão. A bancada do lavatório deve ter uma profundidade de pelo menos 55 cm, com 80 cm de largura e também de altura. A área do box deve permitir o movimento dos braços necessários para a lavar a cabeça, assim a medida mínima é 80 cm de largura. Deve, obrigatoriamente, possuir revestimento cerâmico nas paredes. Se preferir use cortina de banho: há no mercado opções divertidas e baratas. Espelhos são um ótimo recurso para ampliar o banheiro. Além de colaborar com o ganho de espaço, eles ajudam a melhorar a iluminação, pois refletem e espalham a luz. Faça a iluminação natural através de balancins ligados diretamente ao exterior. Isto proporcionará, além de uma boa iluminação, uma boa ventilação. Na iluminação geral, poderão ser utilizadas tanto lâmpadas incandescentes quanto fluorescentes, lembrando que a segunda é mais econômica. Para o espelho é recomendado usar a luz incandescente, já que a luz fria pode alterar a maneira que vemos as cores. Quanto menor for o banheiro, menores, e em menor quantidade devem ser os móveis. Lavabos minúsculos pedem cubas pequenas. Para instalar prateleiras, espelhos, cabides, porta-toalhas, porta-xampus, papeleiras e armários no banheiro, é preciso tomar alguns cuidados para não furar nenhuma tubulação de água. O ideal é se informar por onde passam os canos antes de começar a furar a parede.
Colei o texto na íntegra porque achei ótimo, é difícil saber quando de cada lado é importante deixar e tudo mais. Este blog também tem um monte de outras dicas legais, vale a pena dar uma passada lá.

Um comentário:

  1. comprei um piso da cor bambu,estou pensando comprar o revestimento da parede branco a minha duvida e como fazer o rejunto combinar com as duais cores das ceramicas......

    ResponderExcluir

Comente aqui: