Pronto, finalmente achamos o apartamento ideal! Então fomos iniciar o processo de financiamento e descobrimos o significado real da palavra paciência.
Quando entramos na Caixa não sabíamos muito sobre o procedimento, éramos apenas um casal ingênuo e feliz achando que daí vinte ou trinta dias assinaríamos o contrato.
Doce ignorância, primeiro que para conseguir toda a documentação não é fácil, e nem tudo depende só dá gente, para se ter uma idéia tem uma certidão do cartório que leva uma semana para ficar pronta (Vou postar no final a lista de documentos). Depois, você ainda tem que esperar o engenheiro fazer a avaliação do imóvel, (detalhe que quando entregamos os documentos a gerente falou que o engenheiro iria em uma semana). Só depois de vinte dias e insistentes ligações telefônicas foi que o rapaz apareceu. Então levou mais uns 15 dias para assinar o contrato.
Só assinar, porque depois tem que levá-la no cartório e esperar uma semana para que seja feito o registro do contrato, pegar um papel que eles te dão no cartório, levar na prefeitura, pegar a guia que eles te dão na prefeitura, pagá-la e devolver no cartório, que montará um processo e devolverá pra Caixa corrigir o contrato, levar de novo no cartório e pronto, simples assim. Se você cansou só de ler, adicione uns mil reais para cada verbo da oração acima e vai ser mais ou menos o valor das taxas que você terá que pagar, e à vista coleguinha, e se você não fizer isso, o dinheiro do financiamento não vai pro vendedor. Ótimo não é!
Nós já começamos a nossa reforma e estamos no meio deste procedimento, e sabemos que quando acabar ficaremos muito felizes de estar tudo certinho com o nosso apartamento.
Dicas muito úteis:
• Saiba que o engenheiro da Caixa sempre avalia seu imóvel com o valor no mínimo 5% menor do que o negociado;
• Antes de dar a entrada, separe um bom dinheiro para taxas de cartório, bancos e prefeitura, acredite, você vai precisar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: