sábado, 31 de julho de 2010

Mais fotos...

Ultimamente os avanços da reforma não são muito notáveis, hoje vou postar mais algumas foto, mas a obra ao vivo parece melhor que isso.
o azulejos das paredes da cozinha já foram colocados

Aqui foi levantada a parede que faz a nova divisão do banheiro e começaram a colocar os azulejos.

O final do corredor, rebocado e as portas antigas todas retiradas.

Semana que vem acredito que os progressos serão mais visíveis...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Focinho de porco não é tomada...

Estou exausta, hoje nós fizemos fomos a muitas, mas muitas lojas de materiais de construção. Tudo por causa dessa idéia genial que tiveram de padronizar as tomadas com um modelo inexistente. Eu sabia dessa novidade, mas pensava que esse modelo fosse compatível com as tomadas comuns de dois pinos, mas não são. O que acontece é que como a maioria das tomadas antigas não tem formato hexagonal e o “corpo” da tomada não deixa os pinos alcançarem os buracos.
Quando eu descobri isso me desesperei, pois ou eu teria que comprar um adaptador para cada aparelho ou deixar o miolo das tomadas antigos, amarelos e feios. A luz no fim do túnel veio quando a gente foi comprar as bacias sanitárias (história que eu já contei aqui) e encontramos duas unidades das tomadas antigas, compramos na hora.
Modelo novo.
Daí hoje nós fomos de loja em loja ver quem tinha os modelos antigos e encontramos, compramos metade das antigas e metade das novas, compramos os interruptores, os espelhos do cabo e dos telefones. Aproveitamos também, já que a loja tinha bons preços e compramos os ventiladores de teto, e uma campanhia ding dong (esse é o nome que veio na nota mesmo), que é muito melhor que o som da campanhia que tem no apartamento, que parece o barulho de uma cadeira elétrica ligada.
Mas voltando às tomadas, é o maior absurdo padronizar com um modelo que não existe em lugar nenhum, poderiam muito bem terem escolhido aquele modelo igual de computador que tem três pinos e são utilizados em muitos lugares do mundo. Agora, qualquer lugar que você compre seu eletrônico que não for no Brasil você vai precisar de adaptadores, e olha que o preço é bem salgado.
E choques, honestamente quantos você já levou na vida nas tomadas, um ou outro quando era criança, mas não matou ninguém, e ainda ensinou uma lição. Aposto que vou levar muito mais choques agora, limpando aquele monte de voltinha do que antes, quando era lisa.
Por sorte nós encontramos da outra, vamos por algumas novas pelos novos aparelhos que teremos, mas pedimos para o pedreiro guardas as que estão lá para se bater o arrependimento trocar de volta.
Agora para descontrair um pouco a imagem desses bichinhos que tem nariz de tomada que eu achei uma graça!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Organização...

A reforma está andando, logo logo (de 15 dias a três meses) teremos um apartamento novinho e lindo! O problema é que eu até recentemente eu nunca me preocupava em ser uma boa dona de casa e normalmente tudo era uma bagunça. Mas, como tudo lá vai ser tão bonito, eu não posso fazer feio, eu comecei a procurar nos blogs idéias para deixar a casa sempre limpa. Foi então que eu conhecí o sistema Fly Lady que é um método um que vai incorporando na sua rotina dicas para manter a casa e se manter organizada. Assim, todo dia você segue um dos passos e vai gradativamente se tornando organizada. Bem, achei a idéia ótima, não estou conseguindo incorporar um hábito por dia, mas se eu cumpro um deles não volto mais atrás e sigo este todo dia. Posso dizer que tem me ajudado bastante, o site é em inglês, mas tem o tradutor da barra de ferramenta do Google que traduz tudo:
E também achei ótimos blogs nacionais que seguem o mesmo princípio e trazem idéias muito legais, dentre os que eu acompanho, e tem sido de muita ajuda:
Até meu namorido já elogiou a diferença em casa, são idéias simples que exigem só um pouquinho de trabalho por dia e fazem toda a diferença.

Imagem tirada do Google, porque faz tempo que minha pia não fica mais assim...

Estou torcendo para continuar seguindo os passos pra quando mudar no apartamento novo deixá-lo sempre limpinho.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

... e o contrato finalmente ficou pronto!

Como eu já disse para vocês em outro post os trâmites de conseguir um financiamento de um imóvel pela Caixa, pode ser um pouco trabalhoso, cansativo, burocrático, caro e demorado. Pois bem, quando eu comecei o blog eu achei que o contrato de financiamento da casa estaria quase pronto, porque a vendedora já tinha assinado tudo. Errado, após idas e vindas em banco, cartório e prefeitura, finalmente o contrato terminou! Agora está tudo certinho, todas aquelas taxas pagas, todos aqueles documentos feitos e verificados, só falta ir na Prefeitura averbar o imóvel no nosso nome. Mas agora o apartamento é nosso! Uhhuuuu!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A história da bacia sanitária.

Pelo que me lembro vaso sanitário chamava-se vaso ou privada. Agora chama-se bacia sanitária. E eu achava que vaso sanitário era vaso e pronto sendo que na minha cabeça só tinha um modelo de várias cores. Quantas vezes você já foi num lugar e ficou impressionada com o modelo do vaso, ou melhor, da bacia sanitária do lugar: Se você for como eu nenhuma. Pois bem, saiba que se você for reformar você vai descobrir que existem vários modelos, e alguns com preços absurdos, e pode até lhe dar uma pequena dor de cabeça: Até agora estamos comprando a maioria dos materiais num mesmo lugar (Castelli Materiais de Construção), é perto de casa, os preços são bons, bom atendimento, não cobram taxa de entrega, enfim é uma boa loja. Porém, quando fomos escolher a tal bacia lá só tinha o modelo que eu não queria, (como assim, você não acabou de falar que nunca repara nisso). O que acontece que os modelos “da moda” são cheio de voltinhas todo trabalhado, mais ou menos assim:

E na loja só tinha este. Tudo bem é bonito, mas imagina que chato de limpar que deve ser. Daí a gente foi em outra loja (Beira Rio, da estrada do moinho) e achei do modelo que eu queria, com acabamento mais liso, desse jeito:

Mesmo não sendo muito bem atendida, comprei duas bacias e outras coisas da reforma, o que saiu um valor considerável. Na hora de pagar descobri que eles praticamente não deram desconto (porque eu pago no construcard, que eles recebem a vista) e ainda cobraram taxa de entrega. Saí insatisfeita, com aquela sensação de ter feito mau negócio. O vendedor ficou de me ligar antes da entrega para eu poder ir receber os materiais. Dois dias depois ele me liga, fala que o pessoal da entrega está na frente da minha casa. Fiquei super brava e falei pra ele ligar e pedir para esperar que eu chegaria em cinco minutos, e cheguei. Fui correndo e na hora que eu olho não tem caminhão nenhum na frente do prédio, quando eu olho para dentro encontro duas bacias sanitárias de voltinhas, exatamente as que eu não queria! Liguei correndo para o vendedor, ele pediu que eu esperasse para o entregador ir buscar de volta. Fiquei esperando um tempão até eles buscaram e me avisaram que as minhas somente iriam ser entregues no dia seguinte, é brincadeira! No final chegaram as que eu queria, e ficou a lição de nunca mais voltar naquela loja!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Gesso

Sempre achei que o gesso teria que ser uma das últimas coisas a serem feitas, porém a minha reforma é bem atípica, isso porque enquanto tem um pedreiro quebrando o banheiro de um lado tem outro fazendo acabamento da cozinha. É assim, eles vão fazendo de tudo o tempo todo, daí o Nivaldo (pedreiro chefe) falou que teríamos que ir colocando o gesso para dar tempo de secar e poder pintar. Os modelos que foram escolhidos foram mais ou menos esses:

Esse daqui vai em toda a casa

Na sala vai ser maior porque vamos esconder os trilhos da cortina, daí vai ser mais ou menos assim.

Os banheiros vão ter que ser rebaixados, e vai ter iluminação em frente ao espelho, imagino que irá ficar desse jeito.

É se ficar assim mesmo acho que vai ser bem legal!

Além disso, ontem os caras da loja de portas foram na obra fazer a medição. O pedreiro não ficou muito contente com a nossa nova idéia de trocar todas as portas (antes ele só ía pintar, agora ele teve que arrancá-las) mas fez, e rápido. Também já levantaram as paredes fazendo a nova divisão dos banheiros. O Gideon comprou os trilhos das portas de correr e as bacias sanitárias certas chegaram (depois eu conto essa história). Bem as coisas estão andando, logo logo eu posto fotos novas.

beijos

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Engenheiro florestal também é engenheiro, arquiteto, projetista...

Como eu falei em outro post até ontem eu estava de férias para dar uma atenção especial à obra, infelizmente esses quinze dias passaram bem mais rápido que o esperado. Já o Gideon estava numa correria conciliando trabalho, estudo e reforma. Mas esse final de semana ele pôde dedicar um tempinho para por as idéias em ordem e acabou que fez o projeto da casa toda, e não foi qualquer projeto não, fez um negócio superprofissional. Nossa, fiquei emocionada ao ver o apartamento pronto (é claro virtualmente), mas pelo menos está quase tudo decidido, ele já tem forma e dimensões próprias e é real! Além da função de me deixar bem feliz, o projeto também ajuda a pensar nos detalhes, visualizar os cômodos que vão ser mudados totalmente, e ajuda a decidir na compra dos móveis, (pois grande parte dos móveis que estão no projeto só existem no campo das idéias). Então, agora vocês, e eu, já podemos ter noção de como ficará o apartamento depois de pronto!

domingo, 18 de julho de 2010

Fotos da semana.

Essa semana a reforma começou muito bem, porém, como faltou materiais foi preciso ir na loja de materiais de construção e a entrega só foi feita no sábado, o que atrasou um pouco a obra. Ainda bem que o pedreiro começou a colocar o piso no escritório para não ficar parado e olha como ficou bom.
o piso escolhido e colocado
de outro ângulo
a parede da cozinha
a porta que vai ser trocada
mais cozinha
mais...
enquanto isso, os banheiros.
Mas até que a nossa reforma está indo num bom ritmo. Vamos ver semana que vem...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A entrega dos materiais.

Como tudo numa reforma é um pouco mais dificil do que o imaginado, a entrega dos materiais também segue a mesma regra. Bom, antes mesmo de comprarmos a casa já começamos a visitar várias lojas de materiais de construção fazendo um levantamento de preços. Assim que começou escolhemos uma loja e compramos a maioria das coisas lá, os preços são bons, bom atendimento, aceita construcard, entrega rápida... Pois então, fomos lá antes da primeira compra e perguntamos quanto tempo levaria para entregar, como a loja é bem perto de casa o rapaz falou que no dia seguintes das compras estaria aqui. Na primeira compra que foi feita numa terça o prazo dado foi na quarta e chegou... na sexta. Na outra vez, aquela que a gente foi com o pedreiro trouxemos quase toda a compra no carro, só os canos maiores ficaram para ser entregues "depois do almoço". Liguei lá a tarde inteira e na última vez me falaram que só entregariam no dia seguinte. Depois a vendedora me ligou pedindo desculpas porque um parente do motorista tinha morrido - ficou a dúvida será que é verdade ou será que a vendedora pega realmente pesado nas desculpas. Novamente, ontem, fomos comprar umas outras coisas que o pedreiro falou que estavam faltando e eles falaram que hoje cedo estaria aqui. Detalhe que o vendedor, dessa vez falou, que um dos caminhões estava quebrado. Moral da história, no dia mais frio do ano em Cuiabá, eu, de férias, acordei cedo e estou aqui esperando para receber os materiais que até agora não chegaram... Que experiencia boa uma reforma hem? Minha conclusão é acredito que eles mentem na cara dura o prazo de entrega para evitar que você procure outra loja que entregue mais rápido, ou, eu tenho pouca sorte na loja e as desculpas que eu acho que eles inventaram são realmente verdade. O que você acha?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como planejar o banheiro.

Bem, na nossa reforma estamos refazendo dois banheiros. Como não havia suíte acabamos com o banheiro da lavanderia, quebramos os dois banheiros e estamos construindo o banheiro da suíte e o banheiro social. Como ultimamente ando visitando muitos blogs para ter idéias encontrei dicas valiosas no site http://allanfeioarquitetura.blogspot.com/ e vou postá-las aqui. Um banheiro confortável, ergonômico e seguro é o sonho de muitos, mas nem sempre o espaço disponível é o ideal. Saiba como planejá-lo, conhecendo dicas e algumas medidas mínimas para racionalizar o uso, mesmo daqueles mais apertados. Deixe pelo menos 20 cm de largura em volta de cada lado do vaso sanitário e de 55 a 60 cm à sua frente. Louças sanitárias sem caixa acoplada ocupam menos espaço. Substitua o bidê por um chuveirinho. Ele deve ser colocado do lado esquerdo do vaso a uma altura de 60 cm do chão. A bancada do lavatório deve ter uma profundidade de pelo menos 55 cm, com 80 cm de largura e também de altura. A área do box deve permitir o movimento dos braços necessários para a lavar a cabeça, assim a medida mínima é 80 cm de largura. Deve, obrigatoriamente, possuir revestimento cerâmico nas paredes. Se preferir use cortina de banho: há no mercado opções divertidas e baratas. Espelhos são um ótimo recurso para ampliar o banheiro. Além de colaborar com o ganho de espaço, eles ajudam a melhorar a iluminação, pois refletem e espalham a luz. Faça a iluminação natural através de balancins ligados diretamente ao exterior. Isto proporcionará, além de uma boa iluminação, uma boa ventilação. Na iluminação geral, poderão ser utilizadas tanto lâmpadas incandescentes quanto fluorescentes, lembrando que a segunda é mais econômica. Para o espelho é recomendado usar a luz incandescente, já que a luz fria pode alterar a maneira que vemos as cores. Quanto menor for o banheiro, menores, e em menor quantidade devem ser os móveis. Lavabos minúsculos pedem cubas pequenas. Para instalar prateleiras, espelhos, cabides, porta-toalhas, porta-xampus, papeleiras e armários no banheiro, é preciso tomar alguns cuidados para não furar nenhuma tubulação de água. O ideal é se informar por onde passam os canos antes de começar a furar a parede.
Colei o texto na íntegra porque achei ótimo, é difícil saber quando de cada lado é importante deixar e tudo mais. Este blog também tem um monte de outras dicas legais, vale a pena dar uma passada lá.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ana Maria Braga cai da cadeira...

Quando a gente começa a reformar quer tudo do bom e do melhor já que vai ser para a nossa casa, mas é importante notar que nem sempre o mais bonito vai ser o ideal para nós, porque na loja ou nos apartamentos decorados, ninguém usa os móveis, é só pra ver, mas quando for escolher é importante pensar a longo prazo, se além de legal e moderno, é útil e confortável. Segue abaixo um vídeo que eu ví no site helena-vidasimples.blogspot.com, em que a Ana Maria Braga cai da cadeira, assitam, riam e veja do que eu estou falando.

Agora "cadeira de três pernas" virou uma expressão de algo que é super modernos e pouco prático. Imagine que você gastou tempo e muito dinheiro escolhendo uma mesa e cadeiras e fica muito feliz com a escolha, agora imagine que regurlarmente seu convidados caem da cadeira e deixam a sua cara no chão. Não dá não é ? Bom, pense nisso antes de realizar suas escolhas...

domingo, 11 de julho de 2010

Curso de Decoração Casa Cláudia.

Estava visitando outros blogs de reforma e decoração e encontrei no blog carolmendoncadesign.blogspot.com. O curso é online, gratuito e terá aulas em vídeo em diversos temas e dicas de ótimos profissionais. A primeira aula começa dia 21/07. Para se inscrever entre no site casa.abril.com.br/curso-decoracao e faça a sua inscrição. Eu já fiz a minha...

sábado, 10 de julho de 2010

... e começaram a aparecer as mudanças.

Bem, o começo de uma reforma é ótimo, em dois dias os pedreiros destroem tudo o que tem que destruir construindo em nossos corações a bela ilusão de uma reforma rápida.
Então, depois dessa fase, você vai visitar a obra e precisa ficar procurando minuciosamente o que foi feito naquele dia: colocação de tomada, troca de canos, e mais outras coisas (que eu não sei quais são) que devem tomar muito tempo mas quase não dão para notar.
Mas nesta sexta, o pedreiro apareceu aqui, para cobrar o pagamento da semana e falou que tinha começado a azulejar a cozinha. Daí fiquei doida, fui correndo lá ver e para minha alegria tinha feito uma evolução considerável, e até agora, um trabalho muito bem feito.
Fotos da semana:
canos velhos retirados
pisos e canos novos
Gideon conferindo onde vai ficar a nova tubulação do banheiro
Porta do antigo banheiro no final do corredor tapada,
Lavanderia azulejada, e detalhe que os azulejos do lado direito já
tamparam a porta do antigo banheiro da lavanderia,
começo dos azulejos da cozinha.
Bom, só sei que foi muito bom ver um pouco de coisa "pronta", começando a tampar um pouco aquela cara de reforma.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dicas de investimento,

Quando se trata de investir todo mundo pensa em investimento imobiliário, poupança, bolsa de valores, que nada gente, agora o que rende bem mesmo é o aluguel de caçamba. Que coisa cara, quando fui perguntando para o pessoal que já reformou, todo mundo dizia que não lembrava, que devia ser uns 70 ou 80. Na hora que eu fui fazer o orçamento, liguei pra várias quando veio o susto (é engraçado quando você está reformando o tanto de susto que você toma), uma semana de caçamba pela bagatela de R$ 130,00. E o pior que é tipo um cartelzinho que todas têm o mesmo preço. Affe, e fazer o que, tem que pagar... Agora façam as contas, se você tem um imóvel de 90.000 e aluga por mês por 600.00. Já um mês de caçamba corresponde a 520,00 reais, e duvido que a caçamba custe por volta de R$ 90.000. Mas fazer o que, no final da obra eu falo pra vocês quanto dessas eu precisarei pedir.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tubos e conexões custam menos de três por cento da obra...

Mas de que obra será que eles estão falando? , está certo que eu não estou construindo, estou apenas reformando, mas a conta que o pessoal da propaganda tá fazendo não está muito certa não. Hoje cedo eu e o Gideon chamamos o pedreiro e fomos na loja de materiais de construção comprar canos e coisas a fins. Chegando lá o pedreiro parecia uma criança em loja de doce, conhecia a vendedora, pegou o carrinho e foi colocando aquele monte de pecinhas de plástico que vão no encanamento, todo a vontade. O pior que não tinha nem como opinar, pois até hoje eu nem sabia pra que a maioria daquelas pecinhas serviam. Ele foi, foi comprando e na hora de pagar foi um pequeno susto. Porém, no final das contas, neste caso literalmente, fiquei feliz com a compra, pois essa era uma parte que me preocupava, por não ter nem idéia de quanto ia de cada coisa, já que o resto dos materiais até que deu pra fazer um orçamento e ter mais ou menos uma noção de preços. Bom agora, uma coisa a menos para nos preocuparmos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Férias!

Hoje começaram minhas férias de quinze dias para dar uma atenção maior à reforma. Assim eu tenho um pouco mais de tempo pra receber materiais, ligar para os lugares reclamando, fazer orçamento das coisas, enfim, acho que vai ser bom, não vão ser férias de descanso, mas pelo menos vai dar para cuidar de umas coisinhas que não estava dando conta antes. Agora vejam umas fotos do segundo dia de reforma, mais destruição!

O final do corredor destruído

banheirinho da àrea de serviço

banheiro da àrea de serviço denovo
corredor: do banheiro para sala

corredor da sala para o banheiro.

É ou não é as férias dos sonhos de qualquer pessoa.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Destruindo tudo!

Bom, como eu falei os pedreiros apareceram, e vejam o que fizeram nos primeiro dia de obra:

eu assustada com a nova sala,

a cozinha

quarto outro lado da sala

banheiro

corredor
Estas são imagens do primeiro dia de reforma, 28 de junho.

É um pouco assustador, tínhamos um apartamento facilmente morável e agora temos uma reforma, mas por outro lado é muito bom ver que realmente começou...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Os pedreiros...

Todo mundo sabe que para um bom andamento de uma obra é fundamental um bom pedreiro, agora só quem precisa sabe como é difícil encontrá-los. Nós recebemos a indicação de um que era ótimo, caprichoso, tipo muito bom mesmo.
Daí, ligamos pra ele e ficou marcado que no dia seguinte (um sábado) ele iria ver o apartamento e fazer o orçamento. Ficamos contentíssimos, achando que tínhamos ganhado na mega. Mas o que aconteceu?, o indivíduo não apareceu de manhã, que era o horário combinado, ligamos e ele disse que estava ocupado que iria ir a tarde. Moral da história, esperamos o sábado todo (e olha que sábado é dia de fazer pesquisa em loja de materiais de construção), e ele não apareceu, não atendeu mais o telefone. Durante a semana ligamos novamente (porque o cara era pra ser o bonzão dos pedreiros, e valia à pena insistir) ele marcou novamente e... não foi de novo. Depois desta, o meu namorido estava saindo pra ir trabalhar e viu um carro de um outro pedreiro, perguntou para o porteiro onde ele estava e foi lá conversar, daí viu que ele já havia feito um monte de reforma no prédio, com boas recomendações e fechou com ele. Segunda feira, mesmo com o jogo da copa, sete horas da manhã, acordamos com o lindo som dos azulejos quebrando, depois que voltamos do trabalho, passamos no apartamento, e estava quase todo pisos e os azulejos destruídos. Por este dia, ficamos satisfeitos.
Neste dia, 28 de junho de 2010, a nossa reforma oficialmente começou!

PS: Este pedreiro da foto não é o que está na nossa reforma não, eu peguei a foto emprestada de um blog porque ainda não tirei fotos deles.