quarta-feira, 30 de junho de 2010

O antes,

Comforme eu disse no outro post tem várias etapas da documentação do apartamento que ainda temos que resolver, porém, no dia que a vendedora assinou o contrato com a gente na Caixa o já dá pra ter certeza que o apartamento é nosso. Aqui tem uma séries de fotos antes da reforma para dar pra comparar depois:

A sala

corredor

cozinha

lavanderia

quartos

banheiro social

banheiro da area de serviço

Eu e o Gideon felizes da vida com o nosso apartamento.

A espera...

Pronto, finalmente achamos o apartamento ideal! Então fomos iniciar o processo de financiamento e descobrimos o significado real da palavra paciência. Quando entramos na Caixa não sabíamos muito sobre o procedimento, éramos apenas um casal ingênuo e feliz achando que daí vinte ou trinta dias assinaríamos o contrato. Doce ignorância, primeiro que para conseguir toda a documentação não é fácil, e nem tudo depende só dá gente, para se ter uma idéia tem uma certidão do cartório que leva uma semana para ficar pronta (Vou postar no final a lista de documentos). Depois, você ainda tem que esperar o engenheiro fazer a avaliação do imóvel, (detalhe que quando entregamos os documentos a gerente falou que o engenheiro iria em uma semana). Só depois de vinte dias e insistentes ligações telefônicas foi que o rapaz apareceu. Então levou mais uns 15 dias para assinar o contrato. Só assinar, porque depois tem que levá-la no cartório e esperar uma semana para que seja feito o registro do contrato, pegar um papel que eles te dão no cartório, levar na prefeitura, pegar a guia que eles te dão na prefeitura, pagá-la e devolver no cartório, que montará um processo e devolverá pra Caixa corrigir o contrato, levar de novo no cartório e pronto, simples assim. Se você cansou só de ler, adicione uns mil reais para cada verbo da oração acima e vai ser mais ou menos o valor das taxas que você terá que pagar, e à vista coleguinha, e se você não fizer isso, o dinheiro do financiamento não vai pro vendedor. Ótimo não é! Nós já começamos a nossa reforma e estamos no meio deste procedimento, e sabemos que quando acabar ficaremos muito felizes de estar tudo certinho com o nosso apartamento. Dicas muito úteis: • Saiba que o engenheiro da Caixa sempre avalia seu imóvel com o valor no mínimo 5% menor do que o negociado; • Antes de dar a entrada, separe um bom dinheiro para taxas de cartório, bancos e prefeitura, acredite, você vai precisar.

terça-feira, 29 de junho de 2010

A incrível aventura de encontrar nosso próprio lar.

No começo deste ano começamos a procurar um lugar para comprar. Pensamos que deveria ser fácil, pois o mais difícil seria a Caixa aprovar o financiamento e isto nós já tínhamos conseguido. Ledo engano, primeiro é que logo você descobre que, mesmo sempre comprando os jornais de domingo e olhando os imóveis nas imobiliárias da internet, os lugares que você visita que são realmente moráveis vão muito além do preço que você tinha imaginado, depois, quando você se apaixona por um lugar e tem certeza que aquele é o lugar alguém aparece e faz uma oferta superior a sua e quebra seu coração. Então começa a busca fora dos seus planos iniciais, fora da região desejada, muito mais cara, etc. Mas quando a força parece faltar e o desanimo está prestes bater a sua porta o imóvel dos seus sonhos aparece do tamanho do seu bolso, o que nos leva a acreditar que todo o esforço valeu à pena. (esta última frase foi meio dramática, mas só pra dar ênfase). Dicas para a sua busca: • Comece a comprar os jornais de domingo para ver os classificados de imóveis e visite sites de imobiliárias de sua cidade (mesmo reclamando antes eles são de grande ajuda); • Delimite uma região da cidade onde você gostaria de morar e passeie sempre por lá, lembre-se que a compra implica em morar um bom tempo no lugar, então pense na distancia do seu trabalho e dos lugares que costuma ir; • Converse sempre com os porteiros dos prédios e com pessoas que moram onde você gostou, fazer negócio diretamente com o vendedor geralmente é bem mais barato que com imobiliárias. • Cuide para não comprar imóveis muito mais caro que o preço que você tenha em mente, durante a busca há momentos que nos apaixonamos por lugares bem mais caros e acreditamos que tem que ser aquele, mas lembre-se que ainda há taxas do banco, cartório e prefeitura, além de eventualmente ter que fazer uma pequena ou uma grande reforma. • Por fim, deseje do fundo do coração, reze, pense sempre positivo, porque acreditem, não é nada fácil, e tudo que o Universo puder conspirar a seu favor será muito bem vindo!